O que é agravo de instrumento? Entenda essa ferramenta jurídica!

Advogados preparando um agravo de instrumento

Você sabe o que é agravo de instrumento? Essa é uma peça processual que costuma estar muito presente no dia a dia dos advogados, já que esse é um recurso muito importante.

Para ajudar você a entender sobre essa ferramenta jurídica, preparamos uma explicação completa sobre o tema!

O que é agravo de instrumento?

O agravo de instrumento, previsto no Código de Processo Civil, é um recurso que pode ser apresentado contra as decisões interlocutórias (peça que os juízes usam para tomar decisões antes da sentença, durante o curso de um processo).

A sua finalidade é conseguir alterar ou invalidar o veredito proferido pelo magistrado, a fim de evitar danos graves e irreversíveis a uma das partes. Como se trata de um pedido de reanálise, o agravo de instrumento deve ser dirigido ao Tribunal de Justiça ou ao Superior Tribunal de Justiça.

Qual é o prazo para apresentar agravo de instrumento?

Agora que você já sabe o que é agravo de instrumento, chegou o momento de saber qual é o prazo para apresentar essa ferramenta jurídica.

De acordo com o novo Código de Processo Civil, o prazo para a sua apresentação é de 15 dias úteis, contados a partir da data em que os advogados são intimados da decisão interlocutória proferida pelo juiz.  Para a manifestação do Tribunal o prazo também é 15 dias.

Código Civil com deusa da justiça ao fundo
O Código de Processo Civil dá 15 dias úteis para a entrada do agravo de instrumento

Quais são as suas hipóteses de cabimento?

Anteriormente, a lei era mais vaga em relação ao cabimento de agravo de instrumento. Já o novo Código de Processo Civil é bastante detalhista e enumera as decisões interlocutórias que podem ser agravadas.

Isso quer dizer que não é possível apresentar agravo de instrumento contra qualquer tipo de decisão interlocutória, sendo preciso consultar a legislação e a jurisprudência para saber em quais casos esse recurso é cabível. 

Nos casos em que há discordância com a decisão interlocutória, é possível apresentar o recurso de apelação.

Aprenda mais sobre Processo Civil na Anhanguera!

Agora que você já conhece sobre o assunto e sabe o que é agravo de instrumento, se você tem interesse pela área jurídica, saiba que o Direito Processual Civil é uma área ampla e cheia de possibilidades de atuação, sendo que o Centro de Formação Jurídica da Anhanguera é o melhor lugar para aprender mais sobre o tema!

Já pensou em trabalhar na carreira jurídica? Ter uma formação de qualidade é o primeiro passo! Conheça os cursos da área jurídica que a Anhanguera te oferece!

Perguntas Frequentes

Qual peça apresentar contra agravo de instrumento?

A peça processual adequada para ser apresentada como resposta um agravo de instrumento são as contrarrazões que contam com o prazo de 15 dias úteis.

 Além disso, nesse momento, a parte pode apresentar as peças e provas que entender necessárias.

O agravo de instrumento tem efeito suspensivo?

O agravo de instrumento não possui efeito suspensivo diretamente e, por isso, não suspende imediatamente a decisão interlocutório.

No entanto, o julgador pode conceder a suspensão, se achar que é necessário, por meio de liminar.

Existe gravo de instrumento em processos trabalhistas?

Sim, o agravo de instrumento está presente na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e no Código de Processo Civil (CPC).

No entanto, ele tem algumas diferenças em cada uma das leis. No processo trabalhista o agravo de instrumento deve ser apresentado em 8 dias úteis, já no CPC o prazo é de 15 dias úteis, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima