Diversas pessoas fazem cursos jurídicos porque desejam atuar como policiais, afinal, o Direito Penal é a paixão de muita gente. Uma das possibilidades de carreira na área é trabalhar como escrivão.
Contudo, você sabe o que precisa para ser escrivão da polícia civil? Vamos explicar para você o passo a passo. Continue a leitura para conferir os detalhes!
O que faz um escrivão de polícia?
O escrivão de polícia é o profissional responsável por redigir as demandas que chegam a delegacia usando técnicas de digitação específicas, como boletins de ocorrências, inquéritos policiais, depoimentos, intimações, acareações, autos de prisões, entre outros.
Ele também deve conferir a autenticidade de documentos, fazer a sua administração e enviá-los para as autoridades correspondentes sempre que for necessário, além de atender o público, encaminhar vítimas para exames de corpo de delito, entrar com pedidos de perícias, fazer a apreensão e custódia de objetos e valores que podem ajudar em uma investigação, assessorar em diligências e dirigir as viaturas.
O que precisa para ser escrivão da polícia civil?
Como se trata de um cargo com atuação profissional dinâmica, muitas pessoas desejam ingressar na área. Para ser escrivão de polícia é preciso ter pelo menos 18 anos e idade máxima de 45 anos.
Além disso, é necessário estar em dia com as obrigações militares (no caso de candidatos homens) e eleitorais, não ter antecedentes criminais, saber digitar rapidamente, ter CNH (carteira nacional de habilitação) categoria B (para a direção de carros) e ser aprovado no concurso público.
Também é preciso que o escrivão tenha um bom preparo físico, já que a sua atuação não acontece apenas de maneira interna na delegacia de polícia. Por isso, os concursos públicos para a área contam com Testes de Aptidão Física (TAF), com exercícios de flexão, abdominais, barras e corrida.
Com relação ao nível de escolaridade é preciso ter ensino superior completo em cursos de qualquer área, mas como o concurso envolve matérias de Direito, a maioria dos candidatos optam por realizar cursos da área jurídica.
Qual é o salário do escrivão de polícia?
O escrivão de polícia tem remuneração que pode variar de R$ 3.500,00 a R$ 5.400,00. Depois de atingir os postos mais altos da função, já que há uma progressão dentro do próprio cargo, o salário costuma aumentar consideravelmente.
Para que seja possível progredir dentro do cargo, o escrivão de polícia deve, por exemplo, fazer cursos de capacitação relacionados à função, sendo que as horas exigidas mudam conforme a classe que cada profissional se encontra.
Quais são as etapas do concurso público?
Entre o que precisa para ser escrivão da polícia civil, ser aprovado no concurso público é o mais importante.
Entre os conteúdos abordados nas provas, estão matérias como língua portuguesa, raciocínio lógico, informática, noções de direito (Constitucional, Civil, Administrativo, Penal e Processo Penal), direitos humanos, Noções de Criminologia e noções de medicina legal.
Os candidatos também devem realizar prova de digitação, prova de aptidão física, exames médicos, prova de títulos e investigação de conduta.
Dê o primeiro passo na carreira de escrivão com a Anhanguera
Agora que você já sabe o que precisa para ser escrivão da polícia civil, se você tem vontade de atuar nessa profissão, saiba também que um curso na área jurídica pode te ajudar muito!
Por isso, te convidamos a conhecer todos os detalhes sobre o Curso Bacharel em Direito da Anhanguera!
Perguntas Frequentes
O escrivão de polícia costuma seguir jornada de trabalho entre 40 e 44 horas por semana, mas eles também podem trabalhar em escala de plantão, a depender das necessidades de cada unidade.
No caso de plantão, o escrivão de polícia, em geral, trabalha em escala de 12 horas de trabalho para 36 horas de descanso.
O escrivão de polícia trabalha em delegacias, tanto gerais quanto especializadas da corporação, sendo que o seu trabalho costuma ser interno na delegacia.
Ele atua nas cidades do estado para o qual prestou o concurso (já que os concursos da polícia civil são estaduais), podendo ser alocado na capital ou no interior.
O escrivão e o agente de polícia são policiais, pois ambos são cargos de natureza estritamente policial.
O que muda entre eles é que o escrivão de polícia é responsável por documentar e acompanhar o desenvolvimento de processos policiais, enquanto o agente realiza atividade similar a dos investigadores, como fazer prisões, atender ocorrências etc.
Camila Rodrigues, cursou Direito e, atualmente, é advogada e atua como redatora desde 2018, contando com mais de mil conteúdos para web produzidos em diversos formatos. Desde criança manifesta entusiasmo por livros e escrita, sendo que nas horas vagas gosta ver séries, ler e brincar com a sua gata, além de ser apaixonada por programar viagens e, é claro, viajar.