O que faz um Diplomata? Conheça as 6 principais funções desse cargo da república!

Dois homens apertando as mãos e sorrindo

Apesar de essa ser uma das carreiras mais cobiçadas do país, muitas pessoas não sabem o que faz um diplomata na prática, afinal, esse profissional pode exercer diversas funções.

Por isso, vamos apresentar quais são as 6 principais funções desse cargo da república que é um dos mais tradicionais do serviço público brasileiro e ideal para quem se interessa por conhecer diversas culturas!

O que é um diplomata e por que ele é importante?

O diplomata é, na verdade, o indivíduo que representa o Brasil em outras nações. O seu trabalho é exercido no Itamaraty e ele cumpre atividades vinculadas ao Ministério das Relações Exteriores.

Trata-se de um órgão que tem como objetivo ajudar o Presidente da República em decisões relacionadas a políticas externas e suas execuções, além de analisar tratados e acordos de diferentes tipos.

Essa profissão é importante porque é fundamental que a nação mantenha boas relações com outros países, afinal, essa é uma das consequências da globalização. Assim, o diplomata entra em cena para fazer esse intermédio.

O objetivo de um diplomata brasileiro é, justamente, representar o Brasil no exterior, além de fazer a mediação de conflitos e atuar em favor dos cidadãos brasileiros que estão fora do país.

O que faz um diplomata?

Agora que você já sabe que o diplomata atua para favorecer interesses de seu país e estabelecer boas relações no exterior, vamos apresentar quais são as suas funções na prática!

1. Representar o Brasil perante outros países e organizações internacionais

Como o diplomata precisa representar o seu país em cerimônias e outras atividades de protocolos, ele deve estar presente em eventos como pronunciamentos, posses, inaugurações, entre outros.

Em casos específicos o diplomata pode contar até mesmo com autorização para assinar documentos oficiais, como contratos e tratados entre países.

Homem de terno discursando
O diplomata representa seu país em cerimônias e faz pronunciamentos

2. Fazer negociações em nome do Brasil

A maioria dos países do mundo procuram por novas oportunidades em outros territórios, pois se trata de uma questão relevante para a política e para a economia. Para isso, também oferecem em troca seus recursos próprios.

Nesse cenário, o diplomata é o responsável por assumir a frente nesse tipo de negociação. O seu papel é procurar realizar acordos favoráveis para as partes envolvidas e, principalmente, para o país que ele representa.

3. Reunir informações que ajudam na política externa

Só é possível realizar negociações vantajosas e inteligentes quando se tem acesso à informações. Essa é, inclusive, uma das mais poderosas moedas de troca que existem.

Assim, o diplomata deve analisar e selecionar as informações específicas que devem ser repassadas para guiar a política externa e às relações internacionais do país que representa.

No entanto, é válido destacar que essa movimentação sempre deve ocorrer com a autorização do Ministério de Relações Exteriores.

4. Visitar outros países

Quando perguntamos a uma pessoa o que faz um diplomata, a primeira coisa que vai passar pela cabeça dela como resposta é: viajar! Isso acontece porque a carreira diplomática exige muitas viagens ao exterior.

O Brasil tem relações com os 193 países que fazem parte da ONU. Por isso, os diplomatas devem realizar missões de maneira constante nessas nações. Além disso, ele pode ter um posto fixo em um desses países.

Com o passar do tempo, o diplomata pode ser transferido para recomeçar sua atuação com uma nova visão de mundo. Assim, ele precisa dar início a uma experiência em um país totalmente diferente, com novos costumes, vestimentas, leis, forma de governo etc.

Em razão dessa característica da profissão, a diplomacia oferece a grande oportunidade de interagir com pessoas e culturas diferentes. Durante a atuação, o diplomata deve ser contato com distintas realidades e condições de vida – o que deve acrescentar uma relevante bagagem em suas experiências pessoais e profissionais.

Avião do Brasil em aeroporto
Os diplomatas realizam viagens diplomáticas ao exterior, para firmar e manter relações com outros países

5. Prestar assistência consular

Os diplomatas que atuam nas repartições consulares no exterior têm com uma de suas funções prestar assistência consular aos brasileiros que estão fora do país. São algumas de suas atribuições:

  • Prestar ajuda em caso de desastres;
  • Emitir de passaporte brasileiro e outros documentos de viagem;
  • Emitir registros de nascimento, casamento e óbito;
  • Emitir procuração pública, escrituras, declarações e atestados;
  • Autenticar de cópias de documentos;
  • Fazer reconhecimento de assinaturas;
  • Tratar de assuntos Militares e Eleitorais;
  • Defender brasileiros de discriminação e assegurar a garantia de seus direitos humanos;
  • Visitar brasileiros presos em outros países.

6. Promover a cultura e os valores do seu país

O diplomata tem, ainda, como uma de suas funções promover a cultura e os valores do Brasil a fim de atrair turismo e investimentos, além de promover o comércio exterior brasileiro.

Isso pode ser feito, inclusive, quando uma comitiva estrangeira vem ao Brasil, pois o Itamaraty é responsável por fornecer um acompanhamento a essa visita oficial para que ela seja feita sem complicações.

Qual é a diferença entre embaixador e diplomata?

Para realmente entender o que faz um diplomata, você deve conhecer a figura do embaixador, já que muitas pessoas acham que ambos contam com a mesma função, mas isso não é verdade.

O diplomata, como vimos, representa o Brasil no exterior, podendo trabalhar no Itamaraty e em consulados brasileiros fora do país, permanecendo de dois a cinco anos em cada posto.

Já o embaixador é o mais alto representante do país em um território estrangeiro. Somente depois de uma carreira longa como diplomata que o profissional pode exercer a função de embaixador, sendo que a nomeação é feita pelo Presidente da República.

Ou seja, o diplomata pode se tornar um embaixador, mas somente por meio dessa nomeação oficial. Portanto, quem deseja conquistar esse objetivo costuma enfrentar uma jornada intensa, mas não é impossível alcançar a meta.

Veja também: no nosso podcast Faz Direito, veja como funciona o Direito Internacional!

Se ser diplomata tem tudo a ver com você, vem pra Anhanguera!

Agora que você já sabe o que faz um diplomata, deve ter notado que se você gosta de aprender e deseja viajar o mundo, essa é uma excelente profissão. 

Para se tornar diplomata é preciso se atualizar constantemente, estudar novas línguas e ter um diploma de nível superior reconhecido pelo MEC – e a melhor maneira de começar é ser Bacharel em Direito.

Por isso, te convidamos a conhecer todos os detalhes do Curso Bacharel em Direito da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Qual é o salário de um diplomata?

No Brasil, o salário inicial de um diplomata é de R$ 19.199, sendo que o profissional passa a receber esse salário depois de ser aprovado no concurso de admissão.

No entanto, os valores aumentam conforme o diplomata consegue avançar na carreira. Atualmente, o embaixador (cargo mais alto) recebe salário no valor de R$  27.362.

Diplomatas precisam morar fora do Brasil?

O diplomata não é obrigado a se mudar para outro país, se essa não for sua vontade. Se ele desejar ficar no país, a sua atuação profissional deve acontecer no Ministério das Relações Exteriores.

No entanto, essa é uma das exigências a progressão de carreira, já uma das exigências para ascensão de cargo dentro da diplomacia é o trabalho no exterior por um determinado período.

Quem pode ser diplomata?

Para ser diplomata é preciso ser brasileiro nato, ter mais de 18 anos, ter formação em curso superior em qualquer área, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares  e ser aprovado no concurso público.

Depois da aprovação, o diplomata deve realizar um Curso de Formação por dois anos, com aulas que acontecem em período integral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima