Entenda o significado de Sub Judice e quando esse termo é aplicado!

Juiz escrevendo em documento com martelo a sua frente

Ao adentrar o universo acadêmico do Direito, os estudantes se deparam com uma série de termos jurídicos que, muitas vezes, acabam gerando dúvidas e curiosidades. Entre essas questões frequentes, uma delas é: qual o verdadeiro significado de sub judice?

Neste artigo, abordaremos o significado do termo “sub judice” e quando esse termo é aplicado. Convidamos você a acompanhar esta leitura para aprofundar seu entendimento sobre esse conceito fundamental no campo jurídico!

Qual é o significado de Sub Judice?

Sub judice é uma expressão latina que pode ser traduzida como “sob julgamento” ou “sob o juiz”. Quando um caso legal está sub judice, isso significa que ele está atualmente em processo de análise e deliberação por um tribunal, mas ainda não foi decidido definitivamente

Advogado com pilha de documentos em cima de mesa
“Sub judice” indica que um caso está em processo de análise

Quando o termo é aplicado?

Além de processos judiciais, o termo “sub judice” é aplicado em uma variedade de contextos legais. Confira a seguir!

Restrições de comentários

Quando um caso está sub judice, pode acontecer de haver restrições em relação ao que pode ser discutido publicamente sobre o caso. 

O objetivo é evitar a influência do processo de julgamento e garantir um julgamento justo e imparcial. Nesse caso, comentaristas e mídia são instruídos a não discutir detalhes específicos do caso enquanto ele estiver sub judice.

Jornalista fazendo entrevista com homem enquanto operador de câmera os filma
Na restrição de comentários, o sub judice pode ser usado para que a mídia não comente detalhes do caso

Recursos Judiciais

Além dos casos de primeira instância, recursos, como apelações e revisões, podem ser considerados sub judice enquanto estão pendentes de revisão por um tribunal superior

Durante essa fase, o caso ainda não foi concluído, e as partes aguardam a decisão final do tribunal superior. Isso garante que todas as partes tenham a chance de contestar decisões que considerem injustas.

Legislação e propostas de leis

Nesse caso, projetos de lei ou propostas legislativas podem ser considerados sub judice enquanto estão sendo debatidos no Congresso Nacional, aguardando votação. Ou seja, o termo “sub judice” é aplicado para indicar que o assunto está em um estágio de deliberação e análise, mas ainda não se tornou lei.

Durante esse período, é comum que o público em geral, como grupos de interesse e especialistas, acompanhem de perto o desenvolvimento da lei, fornecendo contribuições e argumentos para influenciar o resultado.

Inquéritos e investigação

Em investigações criminais e inquéritos governamentais, o termo “sub judice” é usado para indicar que informações sensíveis estão sob análise ativa e não devem ser discutidas publicamente até que a investigação seja concluída. 

Isso protege a integridade do processo e evita influências externas. À medida que a investigação avança, as restrições podem ser flexibilizadas para divulgar informações relevantes com cuidado.

Veja também: no nosso podcast Faz Direito, saiba como se tornar um advogado!

Estude Direito com a Anhanguera!

Saber o significado de sub judice é só o começo se você deseja se profissionalizar na área jurídica. Esse é um segmento com excelentes oportunidades, e um mercado que sempre está em expansão. Invista em sua formação estudando em uma instituição de ensino com credibilidade no mercado como a Anhanguera!

Venha fazer parte de uma comunidade acadêmica comprometida com a excelência. Inscreva-se no vestibular de Direito da Anhanguera e dê o primeiro passo rumo ao sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima